De acordo com o PDI, dentre as inovações consideradas significativas implementadas, especialmente quanto à flexibilidade dos componentes curriculares, destacam-se:
A flexibilidade das estruturas curriculares através da oferta de disciplinas de Tópicos Integradores, que visa agregar especialização e competitividade à formação dos futuros egressos ou ainda complementar conteúdos específicos para a sua formação profissional;
O currículo integrado, com junções de algumas disciplinas, possibilitando um trabalho interdisciplinar. Para tanto, a Instituição busca trabalhar com Projetos, visando a articulação com a Extensão e com a Iniciação Científica;
Ambientes para simulação de prática profissional / experimentos;
Projetos Pedagógicos por competência;
Experiências e atividades extramuros creditadas na formação;
Programa de mobilidade e intercâmbio;
Desenvolvimento de ações pedagógicas ao longo do curso, que permitam a integração entre o ensino, a iniciação científica e a extensão;
Atividades discentes efetivas extraclasse, que oportunizam ao aluno a preparação e/ou aprofundamento dos conteúdos trabalhados e ministrados pelo professor em sala. Essas atividades não se confundem com as atividades complementares uma vez que, embora executadas exclusivamente pelo aluno;
Têm estreita ligação com as atividades desenvolvidas em sala de aula, de acordo com o planejamento docente.